Fundos Imobiliários

Todo investidor que deseja ter uma carteira diversificada precisa pensar em alocar os FII na sua carteira.

FII é a reunião de quotistas que são donos de um portfólio de imóveis e que todo mês recebem como distribuição de lucro os aluguéis dos imóveis que estão alugados. Falando de um modo bem simples é isso.

Nesse link você encontra um boletim mensal gerado pela B3, antiga BVMF, que mostra um retraro de como está o mercado de FII.

Podemos observar que em menos de 10 anos o número de brasileiros que investem em FII aumentou quase 10 vezes, demonstrando que cada vez mais as pessoas estão se informando e tentando diversificar suas carteiras de investimento.No quadro acima você pode verificar que a liquidez subiu muito e hoje em dia ao contrario de 7 anos atrás, você consegue facilmente comprar e vender suas cotas no seu Home Broker sem nenhum problema.

E quais as vantagens dos Fundos Imobiliários?

Isento de IR

Renda Mensal

Baixa correlação com o Ibovespa.

Abaixo temos duas figuras encontradas no site da B3, referem-se a volatilidade mensal do índice IFIX, que replica uma carteira com os maiores FII e o IBOV, que replica uma carteira com as maiores ações negociadas na Bolsa.

Eu apresentei essas figuras pra você perceber que o investimento em FII é muito menos arriscado em termos de variação de preço, enquanto a variação máxima anual do IFIX foi de 20%, no IBOV teve picos de mais de 140%. Por isso é importante alocar entre 5 a 10% da sua carteira em FII.

Abaixo temos um quadro que pode nortear as suas pesquisas iniciais sobre FII. Ele apresenta os 10 maiores FII presentes no índice IFIX.

Entre no site de cada FII ou acesse o site da B3 que você consegue todas informações de todos os FII listados.

Espero com esse post ter ajudado vocês a conhecer um pouco mais sobre os FII e nos próximos post iremos falar sobre como fazer uma análise fundamentalista de FII.

Veja alguns Fundos de Investimentos Imobiliários no Brasil: