Regra nº 4 -Diversifique ao máximo seus investimentos

Olá Poupadores,

A regra nº4 é sobre a regra mais importante para o pequeno investidor: Diversificação.

Basicamente você não vai colocar seu dinheiro em poucos ativos ao ponto de o prejuízo em um ativo acabe afetando  uma grande parcela do seu patrimônio. Outra vantagem é a correlação negativa entre diversas classes de ativos. Por exemplo, enquanto a Renda Fixa tem retornos ruins a bolsa de valores tem retornos positivos e vice-versa.

Esse gráfico mostra a correlação entre o S&P 500 e os Títuos do Tesouro dos EUA de 10 anos. É fácil perceber a correlação negativa entre esses ativos, isso faz com que seu portfólio seja menos arriscado e mais seguro em termos de volatilidade.

E como vou diversificar meu portfólio, que impacto isso tem nos meus investimentos, diversificando eu não vou diminuir o meu retorno? Olhe a figura abaixo:

Essa curva representa um portfólio que vai de 100% em Renda FIxa e até um portfólio 100% em Ações. Podemos ver que adicionar ações no seu portfólio pode aumentar o seu retorno e diminuir o seu risco.

 

Qual estratégia devo seguir para diversificar meu portfólio?

Como já falado aqui no nosso site, desconfie de regras universais fáceis que vão funcionar para todo mundo. Você precisa estudar e descobrir quão diversificado você precisa ou gostaria ou necessita ficar. Você pode definir que nenhum ativo vai ter mais que 1% da sua carteira, 2%, 3%, 5%, 10%, tudo vai depender do seu nível de conhecimento, da sua vida financeira e do seu engajamento no acompanhamento do mercado.

Comece com 5%, supondo que você invista todo o seu patrimônio em ações você precisaria comprar 20 ações para conseguir diversificar. Agora se seu portfólio possui somente 50% em ações você precisaria comprar 10 ações. Sempre exagere na diversificação e depois se achar que passou do ponto você pode ir ajustando e chegando na sua fórmula ideal.

Lembre-se que a diversificação é que fará você passar pelos momentos ruins com mais segurança e com mais tranquilidade. Tenha uma planilha e controle a sua diversificação com muito rigor, mesmo que um ativo esteja indo muito bem, sempre faça o rebalanceamento da sua carteira de investimento.

No próximo post vamos falar sobre a Regra nº5 – Nunca tente adivinhar o timing do mercado.

Até lá.

 

 

Add Comment