Regra nº 5 – Nunca tente adivinhar o timing do mercado

Olá Poupadores,

A regra nº5 é para você aprender a nunca tentar adivinhar o timing do mercado.

Isso definitivamente deve ser seguido por qualquer um que queira ter um horizonte de longo prazo nos investimentos.

 

 

Essas 3 figuras acima mostram como nosso psicológico funciona e reage as movimentações do Mercado. A ganância e o medo são eternos companheiros no nosso comportamento como investidores. Quando o mercado está em alta nos sentimos mais inteligentes, achamos que somos muito espertos e a ganância toma conta. Quando o mercado está caindo nos sentimos tristes, achamos que fizemos algo errado, ficamos ansiosos e o medo toma conta.

Por isso, é tão importante não tentar acertar o timing, não tentar achar que é mais inteligente que o mercado. Siga sua estratégia, sua alocação de ativos e deixe os juros compostos trabalharem.

Abaixo vou colocar um gráfico que representa qual o custo no retorno dos investimentos por causa desse comportamento de ganância e medo.

 

O que esses gráficos tentam mostrar? A média do retorno para o Investidor é muito menor que a média do retorno do mercado e a média dos fundos de investimentos.

Uma das soluções atualmente são os ETF – Exchange Traded Funds que replicam índices de mercado como por exemplo o Ibovespa no Brasil ou S&P 500 nos EUA. Ao comprar algum desses ETFs você garante um retorno praticamente igual ao do mercado dado que alguns ETFs possuem taxas bem baixas que chegam até 0,04% ao ano.

 

Exemplos de ETFs que seguem o Mercado:

VTI – Vanguard Total Stock Market ETF

ITOT – iShares Core S&P Total U.S. Stock Market ETF

SCHB – Schwab US Broad Market ETF

BOVA11 – iShares Ibovespa Fundo de Índice

 

Se você comprar qualquer um desses ETFs você irá obter o retorno do mercado correspondente ao índice seguido menos a taxa de administração.

 

Recapitulando

#Erro nº1 – Tentar prever/adivinhar a direção do mercado

#Erro nº2 – Investir nos campeões do passado

O que fazer então?

Melhor estratégia na minha humilde opinião é seguir o planejado e tentar investir o mais passivamente possível. Quando falo passivamente é investir através de ETFs. Basicamente sua carteira de ações será a replicação do mercado de ações.

No próximo post vamos falar sobre a Regra nº6 – Use ETFs.

Até lá.

 

 

 

Add Comment