Olá Poupadores,
A regra nº10 é para resumir os principais pontos dessa série de fazermos uma compilação dos 10 posts sobre as Regras para os Investimentos.
Investir é Simples Mas Não é Fácil
Essa é uma verdade que precisa ser analisada. Será que investir é complexo? Será que precisamos gastar milhares de reais para aprender a investir de forma razoável? Será que somente com muita informação, tecnologia e pagando serviços vamos conseguir ter uma carteira de investimento vencedora?
Claro que não. Isso é o que vão tentar te vender o tempo todo porém conforme vimos a simplicidade é o segredo. Foque em poupar o máximo possível e tente reduzir o seu risco ao máximo, diversificando sua carteira.
Quanto mais simples, melhor. Poupe, invista em ETFs de baixo custo, estude para chegar numa alocação de ativos compatível com o seu perfil e ligue a carteira no piloto automático sempre focando no longo prazo e tentando evitar a ansiedade dos movimentos de curto prazo.
Vamos relembrar as 10 regras para os investimentos:
-
Crie Um Plano Simples
-
Invista Desde Cedo e Constantemente
-
Nunca Corra Nem Muito Nem Pouco Risco
-
Diversifique ao Máximo Seus Investimentos
-
Nunca Tente Adivinhar o Timing do Mercado
-
Use Exchange Traded Fund – ETF
-
Mantenha os Custos Baixos
-
Minimize o Turnover – Giro da Carteira
-
Mantenha a Simplicidade
-
Continue Conforme Planejado
Com esse post terminamos essa série e espero ter ajudado todo mundo na tentativa de iniciar o planejamento da criação de sua carteira de investimentos. Deixe suas sugestões e dúvidas nos comentários e vamos conversar sobre investimentos!
Até mais.