O que é IBAN – International Bank Account Number

Olá,

O código IBAN (International Bank Account Number) é uma estrutura alfanumérica criada pela European Committee for Banking Standards (ECBS) – Comitê Europeu de Padrões Bancários. A intenção foi criar um código padrão para contas bancárias reduzindo os erros nas transferências bancárias internacionais.

No Brasil o IBAN foi regulamentado pela CIRCULAR Nº 3.625, DE 14 DE FEVEREIRO DE 2013.

Exemplo de um código IBAN

BR6900000000065020000123456C1

O formato IBAN (no Brasil), composto por 29 caracteres, segue o seguinte critério de formação:
I – dois caracteres alfanuméricos correspondentes ao código do País, conforme anorma ISO 3.166-1;
II – dois dígitos verificadores (mod 97), conforme a norma ISO 7.064;
III – oito caracteres numéricos correspondentes ao identificador da instituição financeira (ISPB), conforme a lista de participantes do Sistema de Transferência de Reservas (STR) divulgada no sítio do Banco Central do Brasil (BCB);
IV – cinco caracteres numéricos correspondentes à identificação da agência bancária (sem dígito verificador);
V – dez caracteres numéricos correspondentes ao número de conta do cliente (com dígito verificador);
VI – um caractere alfanumérico correspondente ao tipo de conta, conforme dicionário de tipos do Catálogo de Mensagens e de Arquivos do SFN (2º caractere); e
VII – um caractere alfanumérico correspondente à identificação do titular da conta, de acordo com a ordem na listagem de titulares.

Conforme notícia no site do Banco Central do Brasil: “A partir de julho de 2013, as instituições financeiras deverão fornecer a identificação da conta no formato IBAN a seus clientes, de acordo com a demanda, e deverão obrigatoriamente acatar as transferências recebidas com a utilização do referido código.”

Portanto, se você precisar do seu código IBAN da sua conta corrente solicite ao seu gerente, ele é obrigado a fornecer essa informação.

Quando for começar a fazer remessas internacionais para realizar seus investimentos no exterior você vai perceber que as corretoras e plataformas de P2P, principalmente as europeias vão te informar o código IBAN para você efetuar a transferência do seu dinheiro.

Qualquer dúvida deixe seu comentário.

Até.

Add Comment